/ Exercício Físico e Hipertensão Arterial

Exercício Físico e Hipertensão Arterial



Exercício Físico e Hipertensão Arterial

Hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares que evolui quase sempre de forma lenta e sem sintomas! De acordo com a WHO-ISH (International Society of Hipertension), a hipertensão arterial é definida por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, igual ou maior que 140/90 mmHg.

A pressão se eleva por vários motivos como predisposição genética, obesidade, má alimentação, SEDENTARISMO entre outros.. Ficar “SENTADO O DIA INTEIRO” contribuí sim, para elevar de forma crônica a pressão arterial.

Umas das formas de TRATAMENTO e PREVENÇÃO não medicamentosa é através da PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO como: CAMINHADA, CORRIDA (leve/moderada), NATAÇÃO, CICLISMO e entre outros, são ótimas formas de atividades onde se predomina o METABOLISMO AERÓBIO que possui mecanismos que ATUAM DE FORMA CRONICA / NATURAL CONTRA A DOENÇA contribuindo com o controle dos níveis de pressão.

Vale ressaltar que se deve evitar práticas muitos intensas, principalmente onde o indivíduo prenda a respiração por excesso de esforço, como acontece quando se levanta muito peso!! Os treinos devem evoluir de forma PROGRESSIVA, sendo essencial a supervisão de um profissional qualificado.

Prof.Alex Emiliano CREF 009713 G/PE .